segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O que será feito do nosso futebol?

A respeito do Campeonato Distrital de Castelo Branco temos apenas 10 equipas! São cada vez menos equipas a participar de ano pra ano, e já não temos uma 2ª Divisão Distrital desde a época 2005/2006 cujo Alcains foi o último vencedor.
Só os mais fortes ficaram de pé, as equipas das cidades e das vilas sedes de concelho ainda se vão mantendo com ajuda das Câmaras Municipais, como são exemplos o Oleiros, Belmonte, Vila Velha de Ródão, Proença-Nova etc. poucas são as equipas "pequenas" que conseguem subsistir, perdeu-se o espírito do distrital, de jogar em pequenas terras naqueles campos "pelados" com rivalidades entre aldeias vizinhas, como o "derby" nos Escalos de Cima e Escalos de Baixo por exemplo, a única aldeia actualmente presente no distrital é Pedrogão de S. Pedro, onde a esperança de continuar a competir se vê reforçada com o novo relvado sintético, mas a rivalidade essa não existe, porque já nem Penamacor tem equipa sénior de futebol, há ainda o Águias do Moradal, do Estreito que apesar de se tratar de uma aldeia é um caso de sucesso no futebol distrital, uma das equipas com melhor estrutura para crescer que também acaba de inaugurar um relvado sintético.

As vilas mais desenvolvidas perderam as suas equipas, Teixoso, Silvares, São Vicente da Beira, Lardosa, Idanha-a-Nova etc, foram clubes que desaparecem, algumas das vilas maiores ainda continuam com futebol como a Atalaia do Campo, Vitória de Sernache, e Alcains fruto do esforço das suas direcções para que os clubes não acabem, mas por quanto tempo mais poderão eles aguentar, com o campeonato nestas condições?

Há que criar mais e melhores incentivos caso contrário os clubes acabaram por desaparecer e o futebol no distrito acabar por morrer desertificado como muitas das suas aldeias.

Sem comentários:

Enviar um comentário