sexta-feira, 20 de junho de 2014

Resultados - Balanço da época

A época desportiva já acabou há mais de um mês, mas ocorreu-me fazer aqui um balaço dos resultados das equipas do nosso distrito em competições nacionais.

Comecemos pelo Futsal, sendo claro que o maior destaque das nossas equipas esta época, vai para a Desportiva do Fundão, que se tornou o único clube do Distrito a ter ganho uma competição de nível nacional, recorde-se que está foi a melhor época da história da equipa de futsal do Fundão que não só conquistou a Taça de Portugal, como se sagrou vice-campeã discutindo o titulo até ao fim. Tendo até o reconhecimento da Câmara Municipal que entregou a medalha de ouro da cidade á equipa de futsal.

Outro destaque da cidade vai também para subida do Bairro da Boa Esperança á IIª Divisão Nacional de Fustal, uma excelente época em que a equipa albicastrense disputou o titulo até ao fim sofrendo apenas uma derrota em toda época, a BBE acabou por ficar em 2º lugar, mas regressa assim ao segundo patamar do fustal português onde já não marcava presença desde 2008.
Na mesma série que o Boa Esperança estava também o Retaxo que ficou em 6º lugar mas acabou por descer, isto devido á federação ter extinguido a IIIª Divisão e apenas subirem 3 equipas de cada série, porém pode-se dizer que foi uma boa equipa para equipa do Retaxo que lutou sempre por um lugar do pódio até ao final do campeonato.
Para a próxima época teremos três representantes do distrito em campeonatos nacionais, a Desportiva do Fundão na Iª Divisão, e Bairro Boa Esperança e União Desportiva Cariense (campeão distrital) na IIª Divisão.

Falando de futebol o Sporting da Covilhã acabou a Segunda Liga no fundo da tabela em 16º lugar, porém posição final não trânsparece a boa campanha realizada pelos "serranos", que na 1º volta do campeonato lutaram por um lugar entre 5 primeiros, com boas jogadores e grandes vitórias, fruto da exibição de grande jogadores como Bata ou Forbes, que no final da época viram o seu esforço reconhecido, eles que acabaram por assinar com clubes de Primeira Liga, a falta de opções de qualidade do Covilhã que acabou por resultar numa avalanche de maus resultado na segunda metade da época que culminou com o 16º, porém os "leões da serra" voltaram certamente mais fortes, até o presidente anuncio a criação de uma equipa B que ira jogar no campeonato distrital, e poderá assim dar mais rotatividade a alguns jogadores e desenvolver os mais jovens.

Este foi um bom ano para as equipa beirãs, porque também o Benfica e Castelo Branco realizou uma época brilhante, dominou todo o campeonato na Serie E (onde também se encontravam outros nossos representantes, o Sertanense e Águias do Moradal), o BCB começou mal a fase de subida, mas conseguiu recuperar e chegar ao 2º lugar, apesar das contestáveis arbitragem  nos jogos com o UD Leiria e Oriental, e tal como o Fundão, o Benfica de Castelo Branco também discutiu tudo até última, acabando por ser eliminado pela equipa B do Vitória de Guimarães. Por pouco que que Castelo Branco não regressava á Liga de Honra, porém os esforço foi reconhecido com o salto de patamar que permitiu alguns jogadores a assinar por clubes maiores, e o país também ficou a conhecer muito melhor o bom futebol que se pratica na cidade de Castelo Branco.

O Sertanense fez um campeonato equilibrado, acabou a primeira fase em 2º lugar, e foi juntamente com o Benfica de Castelo Branco para zona de subida, onde consegui um bom 4º lugar. O GD Águias do Moradal acabou a fase regular em 6º lugar, e na fase de manutenção não conseguiu assegurar a permanências no CNS e acabou por ser despromovido. Na próxima época teremos o mesmo número de equipas representadas, Benfica CB, Sertanense e Vitória de Sernache, o conjunto de Cernache do Bonjardim que fez a "dobradinha" distrital disputando ambos títulos com o CD Alcains.

Sem comentários:

Enviar um comentário